7º dia em Bissau



Domingo fomos a Igreja evangélica de Antula Paal, uma tabanka aqui de Bissau, bom quando cheguei lá fiquei impressionado com a estrutura, uma igreja grande, abafada e de chão batido, na verdade uma estrutura até muito bem feita para África, bem o culto inicia e a equipe de louvor tinha apenas um teclado com uma bateria seqüenciada, um guitarrista e uma sanfona, aos poucos as pessoas iam chegando, o louvor começou e foi se desenrolando, quando de repente a luz se vai, muito normal isso na África, foi nesse instante que eu fiquei impressionado, acabou a luz acabou o som, começam as palmas, as vozes e o louvor alcança uma intensidade muito maior que quando tinha luz, acho que Deus fez isso para ter o prazer de ver seus filhos adorando mais intensamente, enquanto a muitos isso seria um motivo de reclamação, murmuração, aos Guinenses cristãos da igreja de Antula paal, isso é motivo de adorar a Deus, nesse momento a igreja já chegava aproximadamente as mil pessoas, isso mesmo domingo de manhã, um calor imenso e a igreja lotada.
Ainda sem luz começo ouvir um dialeto diferente do Criolo, o Josué me disse que é dos Balantas, uma das quatro etnias aqui de Guiné-Bissau, era um coral, todos eles vinham cantando pelo corredor da igreja e batendo seus pés no chão, algo realmente maravilhoso, subiram no altar e começaram a ministrar e dançar, sempre batendo os pés no chão, realmente muito lindo, após esse grupo, sobe um coral de jovens regido pelo irmão da sanfona, algo realmente maravilhoso, cantando hinos e fazendo as vozes ainda, colocando muito coral de muitas igrejas no bolso, realmente.
A palavra foi ministrada pelo Pastor Miguel em provérbios 18: 10. Torre forte é o nome do Senhor, ele falou em Crioulo e eu pude entender claramente suas palavras, ele pregou sobre ter medo, e em criolo ele falava: N’ ka pudi te medu, a bo kA tene medu, Deus ku bo, Deus cuida di bo, realmente uma palavra de muito encorajamento onde ele dizia que nós cristãos não devemos ter medo, Eu não posso ter medo, você não pode ter medo, Deus é convosco, sempre ele nos guardará, algo realmente sério, uma palavra para uma igreja que a maioria das pessoas moram em casa de barro com telhado de taipa, onde a doença mora ao lado, a miséria passa em frente, pessoas sem perspectiva de vida, sem esperanças terrenas, mas quando se trata do Senhor, quando o assunto é o Deus que pode todas as coisas, realmente essas dificuldades são apenas uma realidade que não interfere no relacionamento desse povo com Deus, a musica, a sinceridade e a espontaneidade é algo realmente que impressiona a nós cristão conformados com uma igreja bem iluminada, que se está calor reclamamos e pedimos para o diácono ligar o ventilador quando não saímos para “pegar um ar” ou para nós músicos que reclamamos quando o som está mal equalizado, ou quando o retorno está com problema, é eu estou aprendendo a dar valor as coisas realmente importantes. Estive numa igreja que está lotada não porque lá se pregam prosperidade, ou cura, ou milagres, não! Está lotada porque a esperança para eles é o Senhor, Deus é o motivo da igreja estar lotada, estive numa igreja de aproximadamente 3000 membros que não se preocupam com o calor, não se importam se tem ou não luz, aprendi nesse domingo que “por meio dele e pra ele são todas as coisas...” tudo vem dele e volta pra ele.    




Taveira Junior


Guiné-Bissau, Domingo 11 de setembro de 2011.

About the author

Admin
Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

0 comentários:

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Taveira Junior and Blogger Themes.