Breve História e origem do Piano

O Piano é um instrumento que deriva do cravo, por isso para entender a origem do piano, é preciso conhecer o Cravo e suas características.

O som do cravo é produzido por meio de pinças, que puxam as cordas e as fazem vibrar, exatamente como os dedos fazem soar a corda do violão. No passado, essas pinças eram montadas em pequenos dispositivos denominados saltadores, eram feitos da parte dura das penas das aves, principalmente ganso ou corvo, para cada tecla do cravo existem três ou quatro cordas, e para cada corda existe uma pinça, isso possibilita muitas vezes e execução de sons diferentes numa mesma nota, dependendo ta posição da pinça e onde ela tange a note tendo em vista que todas são de tamanho e forma diferentes.

O cravo foi o instrumento de todos os compositores para teclas no século XVII e na primeira metade do século XVIII: Bach, Haendel, Domenico Scarlatti, Couperin e Rameau são os maiores nomes. As obras de Mozart, com exceção dos concertos para piano e orquestra, em sua maioria se destinavam ao cravo. As primeiras sonatas de Beethoven também foram executadas no cravo. O cravo porém pelo fato de pinçar a corda, não se obtinha com ele controle de intensidade, forte ou fraco, e devido a necessidade do período Romantico (fim do sec XVIII e inicio do sec XIX) de trabalhar com expressões, e variações de intensidade o cravo perde força.

Surge o piano como forma de suprir a necessidade do período

Quando se fala da origem do piano, é citado o nome de Bartolomeo Cristofori(1653 – 1731). Ele foi Fabricante de cravos italiano nascido em Pádua, República de Veneza, adorava música e buscava chegou ao piano, quando buscava uma maneira de trabalhar com dinâmica (intensidade entre os sons), em 1690 se muda para Florença a convite do príncipe Ferdinando de'Medici, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte. Assim ele tinha seu primeiro projeto feito (1698) e apresentou seu primeiro cravo modificado (1702), e seu primeiro piano nos moldes primitivos dos de hoje (1709). Ele o denominou gravicembalo col piano e forte, traduzindo cravo com piano e forte, passando então a ser chamado de pianoforte por possibilitar a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo na Itália, o piano é chamado pianoforte. Ainda hoje são conhecidos quatro e seus pianos originais fabricados nos anos seguintes (1710-1711). Mesmo depois da morte de Ferdinando (1713) ele continuou a serviço do Grão Duque, Cosimo III, até sua morte lá mesmo em Florença

Em 1711, ele substitui os saltadores e pincas de pena de ave substituídos por pequenos martelos de madeira, revestidos com lã, e um mecanismo sensível ao toque. Assim era possível produzir um timbre aveludado e controlar a intensidade das notas. Era o “Piano-Forte”. Um dos três pianos que ele construiu está conservado no Museu Metropolitano de Artes em New York .

Gottfried Silbermann, que fabricou a partir de 1728 os primeiros hammerklaviere – pianos de martelos – e seu sobrinho Johann Silbermann (1727-1799), contribuem para a evolução e divulgação do pianoforte. A popularidade do instrumento firmou-se depois do primeiro concerto público dado por Johann Christian Bach (1735-1782), em Londres no ano de 1768, pois foi a pedido do mesmo que Gottofried aprimorou o instrumento. Na Alemanha, Johannes Andréas Stein (1728-1792) introduz na mecânica dos pianos de Silbermann o escape, os abafadores e dois pedais: o direito, quando pressionado, permite que as cordas permaneçam vibrando, mesmo que as teclas deixem de ser tocadas; o esquerdo, também chamado surdina, serve para diminuir o brilho da sonoridade, e apresenta seu instrumento a Mozart, em 1777.

Até chegar ao instrumento que se tem hoje, e evolução desse instrumento se dá, devido a necessidade de expansão da linguagem musical, e sempre foi digamos que “testados” pelos doutores do estilo musical no período, Mozart e Johann Christian Bach (clássico), e Bethoven no Romântico. Nomes com Chopin, Franz Liszt, Haydn, foram os personagens que destrincharam esse instrumento.



Fontes:

http://umcantinhoumviolao.wordpress.com/2009/07/01/o-maravilhoso-mundo-do-piano/

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/BartoCri.html

http://www.concertino.com.br

http://www.emdiv.com.br/pt/arte/enciclopediadaarte

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