Uma igreja Relevante (com video agora)
Esse "post" é do dia 04 de outubro, mas agora estou publicando o video daquele dia para que você veja com mais intensidade como foi.
Domingo passado dia 2 de outubro fomos a Igreja evangélica de Enterramento, das quatro igrejas que fui essa realmente parece uma Igreja Africana, não pelas características mas pelo culto, Luz não tem, isso nem precisa falar, é ainda meio estranho olhar para as paredes e não ver um interruptor e muito menos algum fio ou lâmpada no forro, que forro? Mas o mais importante é a luz que essa pequena igreja (que é menor do que a sala da casa de muitas pessoas da minha igreja) faz brilhar naquele bairro, tabanka, ou comunidade, pense como quiser.
Essa igreja recebe o apoio da igreja Evangélica Central de Bissau, lá esta uma missionária brasileira chamada Sullamita Veloso apoiando a igreja em seus projetos e cultos, fomos visitar a igreja para conhecer o trabalho que ela desenvolve lá aproximadamente a uns 8 meses. Recentemente adquiriram uma propriedade (essa da foto) que antigamente ficava uma outra igreja que não sei por que o trabalho fechou, agora eles estão lá, brilhando a luz do Senhor naquele lugar.
A igreja tem uma característica muito peculiar de receber as pessoas, é uma igreja pequena que recebe com muito carinho os visitantes, e tem um excelente trabalho com as cria nças da comunidade que por sinal são a maioria que congrega lá.
As vidas, as crianças, a LUZ que eles podem ser naquele lugar e não somente a luz que podem ter, isso que é mais interessante.
Fico feliz quando vejo igrejas que ainda se preocupam em alcançar e beneficiar a sua comunidade e não somente a si próprios, e me deixa feliz em saber que existem pessoas que abraçam crianças que estão sujas, que se comprometem em lutar por suas igrejas com toda a força de vontade possível, que deixam suas casas, países e vidas para servirem ao Senhor.
Lembre-se de orar pela Igreja em Enterramento, que possam encontrar guarida no Senhor e recursos e apoio para concluírem seus projetos.
Forte abraço a todos!
Taveira Junior, Guiné-Bissau, 04 de outubro de 2011.
2 comentários:
É comovente e ao mesmo tempo inspirador o trabalho realizado neste lugar. Tive a oportunidade de conversar com a missionaria Sullamita em Dezembro, no seu retorno a pátria brasileira. E pelos seus relatos pude constatar que este povo de Guiné bissau por mais que sejam sofridos e marcados pela exploração, tem no coração uma "chama acesa" pela luz de Cristo que clareou sua religiosidade sincrética e animista. Devemos olhar para esse povo com os "olhos de Deus" com compaixão, amor, hospitalidade, sociabilidade, etc, para que de fato o evangelho possa ser erguido pela bandeira da verdade. Deus abençoe grandemente pessoas como a missionária Sullamita, que sonha com uma realidade no mundo que tenha uma única linguagem: o amor, e este só através de Jesus.
Caro Edson, muito obrigado pela sua visita e seu comentário, realmente o trabalho que a Sulla (como a chamamos) desempenhou nessa igreja, foi muito bom, e os cristãos de Guiné Bissau têm muito para nos ensinar! Deus abençoe sua vida, esteja orando por esse povo e fique atento, logo estarei postando outros videos e relatos dos trabalhos dos missionários aqui em Guiné.